Para tudo e chama os apreciadores da boa comida de plantão! Essa receita escandinava da idade Média vale a pena fazer. O salmão é curado por 48 horas com dill, sal, açúcar e pimenta-do-reino branca.
Esse método era usado na Idade Média para conservar peixe que era então enterrado para conseguir uma fermentação. A palavra Gravlax significa cavar, mas hoje em dia usamos a palavra curar.
O Mandioca e Caviar ensina o método rápido e fácil de fazer em casa.
Serve 8 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos + 48 horas de espera
Ingredientes
- 1 lateral inteira (filé) de salmão com pele e sem espinhas bem fresquinho
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino branca em grãos
- 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 2 colheres (sopa) de sal
- 200g de dill (endro) bem picadinho com talo e tudo
Modo de fazer
- Seque bem o salmão com papel toalha.
- Num pilão, amasse a pimenta-do-reino.
- No próprio pilão ou em outro recipiente, misture o açúcar, o sal, o dill e a pimenta-do-reino.
- Coloque o salmão em uma bandeja ou assadeira ou uma vasilha de vidro grande (tipo pirex) e cubra todo o lado sem pele do salmão com essa mistura, inclusive as laterais.
- Cubra o salmão levemente com um filme plástico, coloque outra bandeja sobre o salmão e coloque peso sobre essa bandeja (nem que seja feijão!) para ajudar a retirar o excesso de líquido e achatar o peixe.
- Cubra tudo com filme plástico e leve à geladeira por 48 horas. De 12 em 12 horas, retire todo o excesso de líquido que tenha escorrido do salmão para a bandeja.
- Retire o salmão da geladeira e mergulhe em um recipiente com água fria ou sob água corrente e retire a mistura de dill para não ficar salgado. Vai acabar sobrando um pouquinho, o que não é um problema e deixa mais bonitinho para apresentar.
- Seque bem com papel toalha. Sirva em fatias com umas gotinhas de limão siciliano, mostarda, cream cheese, queijo de cabra ou aquele pãozinho de qualidade e seja feliz! Pode ser guardado na geladeira enrolado em filme plástico por até 2 semanas ou congelado por até 3 meses.
Dica: peixe cru às vezes contém parasitas, o que muitas vezes não é um problema. Porém, se desejar, congele o salmão por 5 dias para matar os parasitas. Antes de preparar a receita, descongele o peixe.