Essa é uma torta de limão do estilo que eu comia na Bahia em minha infância, que minha mãe ainda faz em casa e que meu irmão esconde só para ele. Chamo de festiva porque fiz para comemorar meu aniversário! O recheio é denso e doce e o suspiro de cima é irresistível! Complemente com raspas de limão para o amarguinho essencial e quebrar um pouco do doce.
Serve 8 a 10 pessoas
Equipamento especializado
- Batedeira elétrica de mão
- Processador de alimentos (ou um rolo de abrir massa)
- Tigela que aguente temperaturas altas e que se acople a uma panela sem tocar o fundo da panela
- Termômetro de açúcar (opcional, porém recomendável)
- Forma de bolo de fundo removível de 20-23cm
- Batedor de arame (fouet)
Ingredientes
Base de biscoito
- 2 pacotes de biscoito maizena (total 400g)
- 160g de manteiga sem sal
- Óleo para untar a forma
Recheio
- 2 latas de leite condensado
- 8 gemas de ovos grandes
- 5 limões grandes
Suspiro italiano
- 240g de açúcar refinado
- 2 colheres (chá) de glucose líquida (pode ser glucose de milho)
- 4 claras de ovos grandes (aproveite 4 claras dos ovos que retirar a gema para o recheio)
Finalização
- 1 limão
Modo de fazer
Base de biscoito
- Pré-aqueça o forno a 170°C.
- Processe o biscoito em um processador de alimentos até obter uma farinha bem fina. Ou então, se não usar um processador de alimentos, enrole os biscoitos em um pano de prato e bata bem com um rolo de abrir massa até obter uma farinha bem fina (um ótimo exercício físico!).
- Derreta a manteiga.
- Se estiver usando um processador de alimentos, continue processando e aos poucos despeje a manteiga pelo tubo do processador até a manteiga se incorporar no biscoito. Ou então, se não usar um processador de alimentos, despeje a farinha de biscoito em uma tigela e aos poucos despeje a manteiga misturando bem a cada adição até a manteiga se incorporar no biscoito.
- Unte a forma com uma quantidade mínima de óleo.
- Coloque a mistura de biscoito e manteiga na forma e com o fundo de uma colher arrume no fundo e lateral da forma apertando para ficar lisinha.
- Leve ao forno por 30 minutos ou até ficar firme e douradinho.
- Retire do forno e deixe esfriar completamente na forma antes de colocar o recheio (veja abaixo).
Recheio
- Pré-aqueça o forno a 150°C.
- Coloque o leite condensado e as gemas em uma tigela.
- Com um ralador fino, raspe a parte de fora dos limões evitando ao máximo o miolo (a parte branca). Acrescente à tigela.
- Retire o suco dos limões e acrescente à tigela. Misture bem com um batedor de arame (fouet).
- Coloque na forma dentro da base de biscoito e leve ao forno por 30 minutos ou até o recheio firmar (ainda vai dar aquela balançadinha de leve, mas não pode estar mole).
- Retire do forno, deixe esfriar completamente na forma, cubra a forma com filme plástico ou papel alumínio e leve à geladeira por no mínimo 2 horas (de preferência de um dia pro outro).
- Leve o açúcar, a glucose e 6 colheres (sopa) de água ao fogo baixo em uma panela pequena. Mexa 1 vez para misturar um pouco e deixe dissolver.
- Quando dissolver, aumente o fogo para médio-alto e deixe ferver até atingir a temperatura de 120°C (ou conte 6 minutos).
- Enquanto isso, bata as claras com uma batedeira elétrica em velocidade média por 2 minutos ou até obter uma espuma leve.
- Assim que a temperatura de 120°C for atingida ou passados 6 minutos e com a batedeira ainda em operação batendo as claras em velocidade média, com cuidado junte essa calda de açúcar às claras e bata por 7 minutos ou até o suspiro ficar em temperatura ambiente.
Finalização
- Pré-aqueça o forno a 150°C.
- Retire a torta da geladeira, coloque o suspiro sobre a torta e uso um garfo para arrasar na decoração puxando o suspiro ou então use um saco de confeitar (como eu fiz no da foto!).
- Leve ao forno por 20 minutos ou até a superfície do suspiro secar e começar a ficar morena.
- Leve novamente à geladeira por no mínimo 1 hora.
- Antes de servir, decore com raspas da casca do limão e seja feliz!