Versão Mandioca. Aprendi essa receita em Barcelona e certamente é uma das melhores tortillas que ja comi. A cebola dá um sabor especial e a batata é cortada em cubos e frita antes de ser acrescentada à mistura, deixando a textura perfeita! Rendimento: 2 tortillas de 18-20cm ou uma tamanho família! Suficiente para 6-8 pessoas. A sobra pode ser guardada na geladeira por alguns dias. Claro que pode ficar à vontade para diminuir a receita, mas não acho que vale a pena. Tempo de preparo: 40 minutos de mão na massa + 30 minutos de espera
Equipamento especializado
- Frigideira antiaderente (eu uso uma de 20cm)
- Panela funda que aguente altas temperaturas (para fritar as batatas)
- Escumadeira de metal
- Papel toalha
- Opcional: termômetro de cozinha
Ingredientes
- 1 kg de batatas
- 2 cebolas médias
- 7-8 ovos grandes
- Óleo vegetal (de canola ou girassol) suficiente para fritar as batatas por imersão (ver ponto 3 abaixo)
- Azeite de oliva
- Sal a gosto
Modo de fazer
- Descasque e corte as cebolas em tirinhas finas (tipo julienne). Em uma panela, esquente 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e junte a cebola. Frite sobre fogo médio mexendo de vez em quando até a cebola amolecer e dourar, mas não deixe queimar ou ficar muito escura. Tempere com sal e reserve. Atenção: apenas coloque o sal no final do cozimento senão a cebola vai virar uma papa e ficar grudada. Isso é porque o sal faz a cebola liberar umidade.
- Descasque e corte as batatas em cubos pequenos (de mais ou menos 2-3cm).
- Em uma panela funda, coloque uma quantidade de óleo vegetal suficiente para cobrir e fritar as batatas. Pode fritar as batatas em duas porções, o que diminiu o tamanho da panela necessária e a quantidade de óleo usada.
- Esquente o óleo por alguns minutos (se tiver um termômetro de cozinha, esquente o óleo até atingir 170°C). Teste depois de alguns minutos com um cubinho de batata. Se ele começar a fritar levemente, o óleo está pronto. Se ele nadar no óleo sem fritar nem borbulhar, precisa esquentar mais. Se ele escurecer muito rápido, retire o óleo do fogo por alguns segundos pois ele está muito quente.
- Prepare um prato ou bandeja grande com papel toalha.
- Frite as batatas (com muito cuidado para não se queimar!!!! Coloque as batatas no óleo com cuidado com o auxílio de uma escumadeira) até elas ficarem douradinhas, mas não marrons! Não deixe queimar. Isso pode levar facilmente 6-10 minutos. Para testar se estão prontas, com uma escumadeira, retire um cubinho de batata e corte ao meio. Se cortar facilmente, estão prontas (também prove para saber se estão cozidas).
- Com uma escumadeira, retire as batatas e coloque no prato ou bandeja com papel toalha. Espere esfriar um pouco (mais ou menos 10 minutos).
- Em uma tigela grande, quebre os ovos e bata com um garfo ou batedor de arame por alguns segundos para incorporar a clara e a gema.
- Junte a cebola, a batata, sal a gosto e misture. Deixe descansar por 20 minutos.
- Aqueça uma frigideira antiaderente (eu uso uma de 20cm) sobre fogo médio. Coloque uma quantidade pequena de azeite de oliva e mexa a frigideira para o óleo de espalhar. Coloque a metade da mistura reservada.
- Quando perceber qua as laterais da mistura estão cozidas, espere mais alguns segundinhos, retire do fogo, coloque um prato (que seja maior que a frigideira) sobre a frigideira e vire de cabeça pra baixo (segurando o prato é claro!) para a tortilla ficar sobre o prato. Devolva a tortilla à frigideira (com uma espátula ou deixando escorregar do prato) e volte ao fogo médio.
- Com o auxílio de uma espátula ou algo similar, empurre delicadamente as laterais da tortilla encaixando sob a tortilla para ela ficar arrendondada. Também aperte delicamente a superfície para ficar nivelada.
- Deixe fritar por 2-4 minutos dependendo de como você gosta. Eu gosto com o centro não muito firme (deixo 2 minutos). Se você quiser uma tortilla firme com os ovos 100% cozidos, então deixe mais tempo.
- Repita com a outra metade da mistura. Sirva quente ou fria em fatias e seja feliz. Pode decorar com um pouquinho de salsinha e acompanha maravihosamente bem uma saladinha de folhas.