Chamo de mexicanos porque são fininhos e crocantes, diferentes dos gordinhos recheados que eu comia na Bahia em minha infância. Existem várias receitas, mas acho essa muito próxima aos churros que a gente encontra nos melhores restaurantes mexicanos. A calda de Toblerone acompanha os churros de maneira sensacional!
Você pode fazê-los mais gordinhos se preferir, é só escolher um bico de confeitar com abertura maior.
Serve 4 -6 pessoas
Tempo de preparo: 45 minutos
Equipamento especializado
- Saco de confeitar
- Bico de confeitar grande tipo estrela
- Opcional: termômetro de cozinha (de açúcar ou similar)
Ingredientes
Calda de Toblerone
- 225g de Toblerone
- 120ml de creme de leite fresco
Churros
- 250ml de água
- 80g de manteiga sem sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 150g de farinha de trigo
- 2 ovos grandes
- 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
- 100g de açúcar refinado
- 1/2 colher (chá) de canela em pó ou a gosto
- Óleo suficiente para fritar por imersão (mais ou menos 4 dedos de óleo na panela)
Modo de fazer
Calda de Toblerone
- Quebre o Toblerone e leve ao fogo baixo com o creme de leite fresco em uma panela pequena até derreter. Mexa sempre. Quando derreter, misture bem e reserve.
Churros
- Em uma panela grande, leve a água, manteiga, sal e açúcar mascavo ao fogo alto, mexa para misturar e espere ferver.
- Quando ferver, retire do fogo, acrescente a farinha de trigo e mexa bem para formar uma massa homogênea.
- Em um recipiente, bata levemente os ovos com o extrato de baunilha. Acrescente à massa e misture bem para incorporar e formar uma massa homogênea (no início, vai parecer que não está misturando, mas não se preocupe!).
- Coloque a massa no saco de confeitar preparado com o bico.
- Em uma panela relativamente funda ou fritadeira, coloque o óleo e aqueça por alguns minutos. Se tiver um termômetro de cozinha (de açúcar ou similar), deixe chegar a 170°C. Para testar, coloque um pouquinho da massa. O ideal é que a massa flutue, forme borbulhas e comece a dourar. Se o óleo ainda estiver frio, a massa vai afundar e absorver o óleo.
- Com o saco de confeitar, coloque tirinhas da massa no óleo. Eu quebro as tirinhas com o dedo (passando contra o bico), mas pode usar uma faca ou tesoura com um pouquinho de óleo. Não coloque muitas tirinhas de uma vez só para não grudarem umas nas outras e para o óleo não esfriar.
- Frite até dourar sem queimar (mais ou menos 2 minutos, mas depende da espessura dos churros). Teste! Eles devem ficar crocantes por fora, porém macios (não crus) por dentro.
- Retire os churros e escorra em papel toalha. Repita o processo até terminar a massa.
- Misture o açúcar refinado com a canela e passe os churros ainda mornos na mistura. Se os churros estiverem frios, o açúcar não vai grudar. Se estiverem muito quentes, o açúcar vai derreter.
- Sirva com a calda de Toblerone e seja feliz! Se a calda estiver muito fria e tiver engrossado muito, esquente um pouquinho no fogo antes de servir.