Versão Mandioca! Vai tudo de uma vez só no processador de alimentos. Esse bolo clássico é amado por muitos na Inglaterra. Ideal para tomar com um chá de tardinha ou com aquele cafezinho. O xarope de limão siciliano deixa o bolo bem molhadinho.
Serve 8 a 10 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos de mão na massa + 90 minutos de espera
Equipamento especializado
- Processador de alimentos
- Forma retangular de tamanho aproximado 23,5 x 11,2 x 5,4cm
- Papel manteiga
- Grade de esfriar bolo
- Palito de madeira comprido ou algo similar para fazer furos no bolo antes de colocar o xarope.
Ingredientes
- 2 limões sicilianos
- 175g de açúcar refinado
- 175g de manteiga sem sal + um pouquinho para untar a forma
- 200g de farinha de trigo com fermento
- 1/2 colher (chá) de fermento
- 3 ovos grandes
- 100g de açúcar granulado
- Opcional para finalizar e docorar: 1 limão siciliano para decorar + 50g de açúcar de confeiteiro peneirado e misturado com 2 colheres (chá) de suco de limão (para regar o bolo)
Modo de fazer
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Prepare a forma: unte com manteiga e forre o fundo com papel manteiga.
- Com um ralador fino, raspe a parte de fora dos limões evitando ao máximo o miolo (a parte branca amarga). Reserve.
- Em um processador de alimentos, coloque o açúcar refinado, a manteiga, a farinha de trigo, o fermento, os ovos e as raspas de limão. Aperte o botão pulsar algumas vezes até a massa ficar homogênea e tipo uma pasta (e pare de pulsar imediatamente porque se bater a massa muito, o bolo pode ficar duro).
- Coloque a massa na forma. Com o fundo de uma colher ou uma espátula, nivele a superfície (para deixar a altura do bolo toda por igual).
- Leve ao forno por 30 a 40 minutos ou até o bolo subir bem e ficar moreninho (teste com um palito ou a ponta de uma faca – se sair limpo, está pronto).
- Retire do forno e deixe descansar na própria forma por 5 minutos.
- Enquanto o bolo descansa, esprema os limões para retirar 3 colheres (sopa) de suco. Misture o suco com o açúcar granulado. Reserve.
- Coloque uma grade de esfriar bolo sobre uma bandeja ou um prato (para evitar sujeira). Retire o bolo da forma sobre a grade e retire o papel manteiga.
- Com um palito de madeira comprido, faça um monte de furos em toda a parte de cima do bolo (fure até quase chegar no fundo do bolo, mas não deixe chegar ao fundo senão o xarope vai vazar).
- Aos poucos e devagar e com uma colher, regue a parte de cima do bolo com a metade do xarope distribuindo bem e deixando cair um pouquinho pelas laterais (para dar um efeito bacana). Deixe descansar por 5 minutos e repita a operação com o resto do xarope.
- Deixe descansar por pelo menos 1 hora para o açúcar cristalizar um pouco e fazer croc croc na boca. Sirva e seja feliz! Pela foto, você pode ver que eu decorei o meu com limão siciliano e a mistura de açúcar de confeiteiro e suco de limão.