Receita Caviar passo-a-passo para impressionar! A cara do luxo e sinceramente um dos melhores risotos que já comi em minha vida. O sabor intenso do caldo de camarão feito em casa, a viscosidade do arroz arbóreo, o toque de vinho branco (ou Martini!) etc etc etc etc tudo de bom! Uma das minhas marcas registradas.
Serve 4-6 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora de mão na massa + 30 minutos de espera
Ingredientes
Caldo de camarão
- 1kg de camarão fresco com casca e cabeça
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola grande
- 1 dente de alho
- 1 talo de aipo
- 150ml de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1,5 litro de caldo de peixe quente (da melhor qualidade possível)
Risoto
- 400g de arroz para risoto (arbóreo ou similar)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola grande
- 4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
- 150ml de vinho branco seco ou Martini branco seco (o Martini dá um sabor especial)
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Opcional para finalizar: camarões inteiros para decorar, alho, azeite de oliva, dill (endro)
Modo de fazer
Caldo de camarão
- Retire a casca e a cabeça dos camarões (não limpe o interior das cabeças pois o sabor está no que tem dentro da cabeça!). Reserve separadamente os camarões (sem casca e cabeça) e as cascas e cabeças.
- Pique a cebola e o aipo (grosseiramente mesmo, não precisam ser bem picadinhos).
- Pique o alho (bem picadinho).
- Em uma panela funda sobre fogo baixo-médio, aqueça o azeite. Coloque a cebola, aipo e alho e salteie (cozinhe) por 5 minutos mexendo de vez em quando.
- Coloque as cabeças e cascas dos camarões e deixe cozinhar, mexendo sempre até avermelhar bem, depois escurecer, porém sem deixar queimar (esse processo pode facilmente levar 10 minutos, porém é essencial para extrair sabor).
- Coloque o vinho e o extrato de tomate, mexa bem e dê um minutinho para o vinho evaporar.
- Coloque o caldo de peixe e deixe ferver. Assim que começar a ferver, abaixe bem o fogo e deixe ferver bem devagarinho (para não evaporar todo o caldo) por 30 minutos.
- Retire do fogo e peneire o caldo em outra panela. Reserve.
Risoto
- Enquanto o caldo cozinha, lave os camarões e seque bem. Faça um corte na parte de cima dos camarões e retire o intestino (eu uso um pedaço de papel-toalha para retirar o intestino).
- Leva a panela com o caldo reservado ao fogo baixo para manter o caldo sempre quente (coloque em uma boca do fogão próxima à panela que vai usar para o risoto para facilitar sua vida daqui a pouco).
- Pique bem a cebola.
- Em uma panela grande, aqueça o azeite com 2 colheres (sopa) de manteiga. Coloque a cebola e deixe sobre fogo baixo até a cebola ficar translucida e viscosa (isso pode facilmente levar 15 minutos). Atenção: não deixe a cebola queimar ou ficar escura, então fique de olho e mexa de vez em quando.
- Coloque o arroz, uma pitada de sal e um pouquinho de pimenta-do-reino. Mexa constantemente por 1 a 2 minutinhos.
- Junte o vinho branco ou Martini, mexa por uns segundinhos para deixar evaporar.
- Acrescente uma concha do caldo quente e mexa com uma colher de pau ou espátula delicadamente (como se estivesse massageando o arroz). Quando o caldo for absorvido, acrescente mais uma concha de caldo quente e repita o processo até o arroz ficar al dente (macio, mas um pouqinho durinho porém não cru; esse é o ponto ideal do risoto) ou até ficar na consistência desejada. Esse processo deve levar mais ou menos 25 minutos.
- Quando chegar ao ponto desejado, coloque os camarões reservados e mexa delicadamente até os camarões ficarem rosados.
- Assim que os camarões ficarem rosados, retire do fogo, junte 2 colheres (sopa) de manteiga, misture, veja se precisa de mais sal, sirva imediatamente e seja feliz!
Dica de finalização
Na foto do prato finalizado, você percebe que decorei com camarões inteiros e um raminho de dill (endro). Não é necessário, porém fiz para deixar mais elegante.
Basta aquecer um poquinho de azeite de oliva em uma frigideira, retirar do fogo, juntar alho picado e os camarões e dar uma mexidinha fora do fogo até os camarões ficarem douradinhos.
Eu também reservei um pouquinho do caldo para finalizar o prato.