IMG_9771Essa receita vai fazer sucesso! Gente, pensa numa coisa deliciosa para ter sempre por perto e comer quando der vontade.  Nível de dificuldade Mandioca. Essas barrinhas são incríveis.  Difícil comer apenas uma. Daquelas receitas para impressionar a visita de última hora acompanhada de um chá ou cafezinho.

Rende aproximadamente 24 quadradinhos

Tempo de preparo: 15 minutos de mão na massa + 1 hora de forno + o tempo de deixar esfriar

Equipamento especializado

  • Forma quadrada de aproximadamente 24cm x 5cm de profundidade
  • Opcional: pincel grande de cozinha (para passar o mel nas barrinhas)

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 250g de aveia em flocos
  • 75g de coco seco ralado (sem açúcar)
  • 100g de damasco seco
  • 100g de pistache (peso sem casca)
  • 100g de gergelim
  • 50g de mel aproximadamente
  • Óleo para untar a forma

Modo de fazer

  1. Pré-aqueça o forno a 130-150°C.
  2. Unte a forma com óleo e reserve.
  3. Corte o damasco em quadradinhos (corte cada damasco em 4) e coloque em uma tigela com a aveia, o coco, o pistache e o gergelim.  Misture e reserve.IMG_9763
  4. Em uma panela grande, coloque o leite condensado.  Leve ao fogo baixo apenas para aquecer um pouco.IMG_9764
  5. Assim que aquecer, retire do fogo e junte a mistura seca reservada.  Misture bem.IMG_9765 IMG_9766
  6. Coloque na forma e com o fundo de uma colher, a palma das mãos ou uma espátula, nivele a superfície.IMG_9767
  7. Leve ao forno por 1 hora.
  8. Retire do forno e deixe esfriar por 20 minutos.
  9. Com uma faca, corte quadrados (só fazer cortes tipo jogo da velha!)IMG_9768
  10. Aqueça o mel (no microondas mesmo) por alguns segundinhos apenas para ficar mais líquido.  Pincele um pouco de mel sobre os quadradinhos e deixe esfriar totalmente (se não tiver pincel, use os dedos ou o fundo de uma colher ou uma espátula!)IMG_9770
  11. Guarde em recipiente bem vedado.  Dura facilmente 1 semana, mas acho que você vai comer tudo antes disso.  Seja feliz!