Para os amantes de espaguete à Carbonara e de risoto, essa receita junta os dois de maneira super fácil e deliciosa! Nem precisa mexer o risoto, pois ele é feito no forno.
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos de mão na massa + aproximadamente 2 horas de espera
Equipamento especializado
- Opcional: termômetro de cozinha que aguente altas temperaturas
Ingredientes
Para o risoto
- 200g de arroz para risoto (tipo arbório)
- 150g de bacon cortado em cubinhos
- 2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
- 1 cebola média
- 750ml de caldo de frango (ou outro de sua preferência)
- 75g de queijo parmesão ralado (de preferência ralado na hora)
- 1 ovo grande inteiro
- 2 gemas retiradas de ovos grandes (reserve as claras para passar nos bolinhos antes de fritar. Veja abaixo)
- 1 colher (sopa) bem cheia de creme de leite
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Para fritar
- Claras retiradas dos 2 ovos grandes (veja acima)
- Farinha de rosca ou similar (eu usei farinha Panko para deixar super crocante) – a quantidade depende da grossura da farinha
- Óleo suficiente para fritar por imersão (eu usei óleo de girassol, mas de canola é melhor ainda porque não tem sabor residual)
Opcional para servir: salada de folhas que contenha dill (endro) e vinagre balsâmico.
Modo de fazer
Risoto
- Pré-aqueça o forno a 150°C (é baixinho mesmo) com um pirex ou algo similar resistente ao calor lá dentro. Eu uso um de tamanho médio, veja a foto.
- Pique bem a cebola e reserve.
- Leve uma panela grande ao fogo médio e aqueça. Quanto estiver aquecida coloque o bacon cortado em cubinhos (não precisa colocar óleo) e deixe fritar por uns 5 minutinhos ou até ficar douradinho (cuidado para não queimar).
- Transfira o bacon para um pratinho e reserve.
- Na mesma panela suja de bacon, coloque a manteiga e a cebola. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 5 minutinhos ou até a cebola ficar macia (não deixe queimar) mexendo de vez em quando.
- Enquanto a cebola está cozinhando, aqueça o caldo de frango (ou o caldo de sua preferência).
- Quando a cebola estiver macia, coloque o bacon de volta na panela, junte o arroz e mexa bem para ficar tudo misturadinho.
- Acrescente o caldo quente, sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Aumente o fogo e assim que começar a ferver, retire o pirex pré-aquecido do forno e transfira o conteúdo da panela para o pirex. Dê uma mexidinha de leve e retorne o pirex ao forno.
- Conte 20 minutos e retire o pirex do forno.
- Junte o queijo ralado, misture delicadamente no arroz e retorne o pirex ao forno por mais 15 minutos.
- Enquanto isso, num bowl ou outro recipiente, misture o ovo inteiro, as 2 gemas e o creme de leite. Assim que tirar o pirex do forno depois de 15 minutos, misture delicadamente no arroz para distribuir bem.
- O risoto está pronto. Você pode comer imediatamente, mas não será tão molhadinho igual risoto feito na panela no fogão. Então, minha sugestão é deixar esfriar até ficar grudadinho e você conseguir fazer bolinhos.
Fazendo os bolinhos e fritando
- Em um bowl, coloque a farinha. Reserve.
- Em outro bowl, coloque as claras e dê uma mexidinha com um garfo para dar uma quebrada nas claras.
- Com o risoto já frio e grudadinho, faça bolinhos com o risoto, passe na clara, deixe escorrer o excesso, depois passe na farinha. Vá colocando num prato e reserve.
- Com muito cuidado, aqueça o óleo em uma panela funda que aguente altas temperaturas. Se tiver um termômetro de cozinha, aqueça até atingir 180°C. Se não tiver um termômetro, faça o teste colocando um pouquinho da mistura de clara e farinha (ou um bolinho) no óleo. Se começar a borbulhar bem e dourar, a temperatura está ótima.
- Comece a fritar os bolinhos em porções até dourar. Uns 2 minutinhos. Não coloque muitos bolinhos de uma vez só no óleo para não esfriar o óleo. Escorra em papel toalha, sirva e seja feliz! Recomendo servir com salada de folhas que contenha dill (endro) e balsâmico.