IMG_6412Feito com queijo mascarpone para ficar super cremoso e aveludado, esse manjar é fantástico. O sabor do coco é complementado de maneira inusitada e incrível pelo vinho do Porto e o doce dos figos maduros.  Super Caviar e feito para impressionar.  Claro, que ele sozinho sem figo e calda também é delicioso!

Serve 10-12 pessoas

Tempo de preparo: 45 minutos de mão na massa + 6 horas de espera e geladeira

Equipamento especializado

  • Balança de cozinha (seria o ideal, mas se não tiver, faça a equivalência em xícaras e colheres.  Na internet, tem vários sites que convertem medidas)
  • Forma funda e grande de pudim
  • Ralador fino
  • Liquidificador

Ingredientes

Manjar

  • 400ml de leite de coco
  • 250g de queijo mascarpone
  • 12 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 litro de leite integral
  • 300g de açúcar refinado

Calda de vinho do Porto

  • 1 laranja grande (de preferência daquelas com a casca bem alaranjada)
  • 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1/2 colher (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 150ml de vinho do Porto
  • Noz moscada inteira para ralar ou 1 pitada pequena de noz mascada ralada

Figos

  • Figos inteiros maduros e doces a gosto para decorar e servir

Modo de fazer

Manjar

  1. No liquidificador, coloque o leite de coco, o mascarpone e o amido de milho.  Bata até ficar homogêneo.IMG_6147
  2. Transfira a mistura para uma panela grande e funda (é importante que seja funda porque o leite sobe quando ferve), adicione o leite e o açúcar e leve ao fogo médio mexendo sempre até ferver e engrossar.  Retire do fogo.IMG_6149
  3. Passe água na forma de pudim e deixe molhada (não encharcada, apenas molhada!).
  4. Transfira a massa para a forma e deixe esfriar em temperatura ambiente.IMG_6151
  5. Leve à geladeira até ficar firme e bem geladinho (umas 3 a 4 horas).

Calda de vinho do Porto 

A calda pode ser usada fria ou morna.  Se quiser usar morna, faça logo antes de servir.  Se quiser usar fria, faça enquanto o manjar estiver na geladeira e reserve.

  1. Num potinho, misture a farinha de trigo e a manteiga até formar uma massa.  Reserve.IMG_6414
  2. Numa panela pequena, coloque 150ml de água e o açúcar.
  3. Com um ralador fino, raspe a parte de fora da laranja na panela evitando ao máximo o miolo (a parte branca).IMG_6409
  4. Dê uma mexidinha e leve ao fogo médio-alto até começar a ferver.  Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutinhos com borbulhas bem pequenas.  Não ferva em fogo alto para a água não evaporar completamente.IMG_6410
  5. Depois de 15 minutos, retire do fogo e junte a mistura de farinha de trigo com manteiga em 3 partes, mexendo bem com um fouet (batedor de arame) ou espátula de silicone cada vez que adicionar para dissolver.IMG_6415IMG_6416
  6. Depois de acrescentar toda a mistura de manteiga e farinha de trigo, adicione o vinho do Porto, o suco da laranja e 3 raladinhas da noz moscada inteira (ou 1 pitada pequena de noz moscada ralada).IMG_6418
  7. Retorne ao fogo, dessa vez em fogo alto, e deixe cozinhar por 1 minuto mexendo sempre.  Retire do fogo.  Tá pronta.

Finalizando e servindo

  • Retire o talinho dos figos e corte em 4 fatias na vertical.IMG_6241
  • Use o figo para decorar ou sirva separado com um pouquinho de calda de vinho do Porto.  A calda tem um sabor bem intenso, use com moderação apenas para dar aquele sabor e toque estilo Caviar.