Praticamente uma pizza dobrada, mas com algumas diferenças na montagem. Eu diria que o mais importante dessa receita é você aprender a fazer a massa perfeita usando as técnicas que deixarão seu calzone sensacional. O recheio fica a seu critério, apesar de eu sugerir um com muçarela (a tradicional e a de búfala), manjericão, espinafre e um molho de tomate espetacular caprichado no azeite de oliva. E para deixar o sabor ainda mais especial, a massa é pincelada com azeite de alecrim antes de ir ao forno.
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: 45 minutos de mão na massa + tempo de forno e espera
Equipamento especializado:
- Rolo de abrir massa
- Assadeira pesada que retenha bastante o calor
- Assadeira extra para montar o calzone
- Pincel largo para passar o azeite no calzone
Ingredientes:
Massa
- 300g de farinha de trigo com alto teor de glúten, pelo menos 12% (use farinha tipo 1, de preferência orgânica pois geralmente contém mais glúten, ou outra farinha especial para panificação)
- 4g de sal (mais ou menos ¾ de colher de chá)
- 8g de fermento biológico fresco (mais ou menos 2 ½ colheres de chá)
- 1 ½ colher (sopa) de azeite de oliva
- 180ml de água morninha (porém não quente)
- Semolina suficiente para polvilhar a superfície de trabalho (algumas colheres de sopa)
Molho de tomate
- 6 colheres (sopa) rasas de azeite de oliva extra virgem (é muito mesmo, mas dá o sabor italiano do molho)
- 2 dentes de alho
- 400g de tomate em lata picado
- 1 punhado pequeno de folhas de manjericão partidas
- Opcional, mas dá um equilíbrio excelente na acidez: 1 colher (chá) de açúcar refinado
- Sal a gosto
Recheio
- Muçarela a gosto (picada ou ralada)
- Muçarela de búfala a gosto (cortada em rodelas)
- Algumas folhinhas de manjericão
- Espinafre a gosto
Azeite de alecrim
- 6 colheres (sopa) rasas de azeite de oliva extra virgem
- Um punhado pequeno de folhinhas de alecrim fresco
Modo de fazer
Massa
- Esfarele o fermento e coloque numa tigela com a farinha de trigo e o sal. Agora vá esfregando o fermento na farinha para desmanchar o fermento.
- Cave um espaço na farinha e acrescente a água e o azeite. Com um garfo ou com suas mãos, misture até a massa se formar.
- Esfarinhe a superfície de trabalho levemente com semolina, coloque a massa e sove por uns 5 minutinhos ou até a massa ficar lisa e elástica. Para sovar, faça o movimento de empurrar a massa, dobrar e empurrar de novo. Se estiver grudando na superfície, coloque um pouquinho mais de semolina, mas não exagere para não mudar a estrutura da massa.
- Coloque a massa numa tigela levemente esfarinhada com semolina, coloque um pedaço de filme plástico ou pano de prato por cima (não vede 100%) e deixe descansar por mais ou menos 45 minutos ou até a massa crescer (geralmente não dobra de tamanho, mas cresce pelo menos 50%). Enquanto a massa descansa, faça o molho de tomate.
Molho de tomate
- Retire o miolo do alho (aquele talinho do meio). Pique, coloque 1 colher (chá) de sal sobre o alho e com a lateral de uma faca grande vá esmagando e esfregando o alho sobre a tábua até virar uma pasta. Reserve.
- Numa panela, coloque o azeite e aqueça sobre fogo baixo-médio. Junte o alho e espere até o alho ficar bronzeado, mas não deixe queimar!
- Quando o alho estiver bronzeado, imediatamente acrescente o tomate e o manjericão. Dê uma mexidinha e deixe cozinhar por uns 15 a 20 minutos mexendo de vez em quando até o molho engrossar e ficar brilhoso.
- Mexa bem com uma espátula ou batedor de arame para incorporar um pouco do azeite que estiver sobrando no fundo da panela. É normal sobrar um pouco, mas assim fica delicioso. Prove o sal.
- Se estiver usando, acrescente o açúcar, mexa e reserve. Agora faça o azeite de alecrim.
Azeite de alecrim
- Pique bem o alecrim, misture com o azeite e reserve.
Montagem e recheio
- Passado o tempo de descanso da massa, pré-aqueça o forno na temperatura mais alta possível com a assadeira pesada lá dentro.
- Esfarinhe a superfície de trabalho levemente com semolina, coloque a massa e divida em quatro.
- Com um rolo, abra cada pedaço em formato circular de mais ou menos 22-25cm (que não seja muito fino para não partir).
- Agora vire a assadeira extra sobre a mesa e esfarinhe com semolina. Coloque o círculo de massa com a metade sobre a assadeira e a metade sobre a mesa.
- Coloque um pouco de molho de tomate no centro da massa que estiver sobre a assadeira, depois a muçarela de búfala, manjericão, espinafre e muçarela. Deixe o recheio alto para o calzone não ficar achatado no forno (o sabor não muda, mas achatado não fica tão bonito).
- Vire a outra metade da massa sobre o recheio e feche o calzone fazendo uma borda. O importante é vedar bem para o recheio não vazar no forno.
- Pincele com o azeite de alecrim ( o azeite que sobrar, use para saladas).
- Agora você pode fazer o mesmo com o resto da massa na mesma assadeira ou ir assando de um em um.
- Para assar, faça o seguinte: com cuidado, abra o forno, puxe a assadeira quente e com um movimento tipo de puxar o tapete, deixe o calzone cair sobre a assadeira quente.
- Asse por mais ou menos 7-10 minutos (dependendo da potência do seu forno) ou até o calzone assar e ficar bronzeadinho.
- Sirva e seja feliz!