Esses muffins são demais e nem precisam de batedeira elétrica! Feito com “beurre noisette”, também conhecida como manteiga queimada ou manteiga de avelã, que é basicamente manteiga derretida até os sólidos se separarem da gordura e torrarem. Essa manteiga confere aos muffins um toque de caramelo inigualável. Por cima de tudo ainda vai uma farofinha doce para formar uma capinha crocante depois de assada.
Tempo de preparo: 30 minutos de mão na massa + 20-30 minutos de forno
Equipamento especializado
- Forma de muffin/cupcake de 12 buracos
- Forminhas de papel para cupcake
- Batedor de arame (fouet)
Ingredientes
Muffins
- 110g de manteiga sem sal
- 100ml de leite integral (em temperatura ambiente)
- 2 ovos de tamanho grande
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 180g de farinha de trigo + uma pitadinha para polvilhar nas blueberries
- 170g de açúcar refinado
- 1 1/2 colher (chá) de fermento
- 1 pitada de sal
- 300g de blueberry (mirtilo) fresca
Para a farofinha
- 50g de manteiga sem sal (levemente resfriada para você conseguir cortar cubinhos)
- 60g de farinha de trigo
- 70g de açúcar refinado
- 1 pitada de sal
Modo de fazer
- Pré-aqueça o forno a 190°C.
- Coloque as forminhas de papel na forma de muffin/cupcake e deixe reservada.
- Agora é hora de preparar a beurre noisette. Coloque a manteiga numa panela pequena/média (use uma panela que não seja preta para facilitar sua vida). Leve ao fogo baixo a médio, dando uma viradinha na panela de vez em quando para a manteiga derreter por igual. À medida que a manteiga vai derretendo, vá mexendo com um batedor de arame. Você vai perceber que a manteiga vai criando uma espuma e vai ficando dourada. Depois de uns minutos, a manteiga vai ficar com uma cor mais dourada e amarronzada e exalar aroma de avelã! Atenção agora!!! Assim que floquinhos amarronzados se formarem no fundo da panela, transfira imediatamente tudo para uma tigela (não deixe queimar, então fique de olho porque é uma questão de segundos entre ficar marrom e queimar). Reserve até esfriar um pouco enquanto você prepara a massa do muffin (não coloque a manteiga para gelar senão vai endurecer e você precisa usá-la líquida).
- Agora prepare a farofinha (veja a lista de ingredientes acima). Corte a manteiga em pedaços pequenos e coloque numa tigelinha com o resto dos ingredientes. Usando as pontas dos dedos, esfregue a manteiga nos ingredientes secos. Aos poucos, a mistura se transformará em uma farofa. Deixe essa farofa grossinha para não virar uma pasta. Reserve.
- Agora prepare a massa dos muffins. Numa tigela, bata (com um batedor de arame mesmo) os ovos, o leite e o extrato de baunilha até ficar homogêneo. Acrescente a “beurre noisette” reservada e misture novamente até ficar homogêneo.
- Em uma tigela separada, misture a farinha de trigo, açúcar, fermento e sal.
- Coloque a mistura líquida sobre a mistura seca e misture com uma espátula de silicone ou colher apenas até ficar homogêneo (não continue misturando depois que ficar homogêneo. Isso ajudará a manter a maciez dos muffins).
- Coloque uma pitadinha de farinha de trigo sobre as blueberries e misture para que elas fiquem levemente polvilhadas (isso ajudará a evitar que eles desçam pro fundo dos muffins).
- Com cuidado, misture as blueberries na massa para distribuir.
- Divida a massa entre as forminhas.
- Coloque a farofinha sobre os muffins (sempre sobra um pouco, não precisa exagerar na quantidade, mas depende da espessura da capinha crocante que você deseja atingir).
- Leve ao forno por 20 a 30 minutos (dependendo do seu forno) até dourar levemente e um palito enfiado no centro do muffin sair limpo.
- Retire do forno, espere 5 minutinhos, retire as forminhas da forma e esfrie sobre uma grade. Pode comer morninho mesmo ou frio. Seja feliz!