Essa versão Caviar do bolo de tangerina é incrível. Molhadinho, sensacional e de altíssima gastronomia! Mesmo assim, fácil de fazer e com certeza vai impressionar seus convidados! Sugiro começar o preparo no dia anterior.
Serve 9-12 bolinhos individuais (pode dividir a receita para fazer uma quantidade menor).
Ingredientes:
Bolo
• Aproximadamente 350g de tangerina (dependendo do tamanho, são duas ou três) – um pouquinho a mais ou a menos não faz mal
• 6 ovos grandes
• 200g de açúcar refinado
• 250g de farinha de amêndoa (ou amêndoa sem casca bem moída no multiprocessador)
• 1 colher (chá) de fermento (sem glúten se preferir)
• Óleo para untar a forma
Curd de limão siciliano
• 2 ovos grandes
• 200g de açúcar refinado
• 150g de manteiga sem sal
• 2 limões sicilianos grandes
Calda de framboesa
• 50g de açúcar refinado
• 350g framboesa fresca
• 75g de manteiga sem sal gelada, cortada em cubos
Para a finalização
• Algumas folhinhas de manjericão
• Framboesas para decorar e servir. Eu uso 5 para cada bolinho
Modo de fazer:
Bolo
Em uma panela de pressão, coloque as tangerinas e cubra com água. Leve ao fogo e quando pegar pressão, cozinhe por 25 minutos. Escorra as tangerinas e deixe esfriar completamente, depois corte ao meio e retire as sementes, mas deixe a casca (pode levar algumas horas para esfriar – enquanto isso prepare o curd de limão siciliano).
Pré-aqueça o forno a 190°C.
Unte a forma com um pouquinho de óleo.
Num processador de alimentos (de preferência) ou liquidificador, coloque as tangerinas (com casca e tudo) e o resto dos ingredientes. Bata até ficar homogêneo, porém com minúsculos pedacinhos de tangerina.
Coloque a mistura na forma, enchendo 3/4 de cada cavidade.
Asse por 20-30 minutos ou até o bolo ficar consistente, mas sem deixar escurecer muito (ele fica molhadinho por dentro mesmo, porém consistente e não mole).
Retire do forno e deixe esfriar na forma sobre uma grade. Retire da forma e guarde em um recipiente com tampa ou cubra bem com filme plástico ou papel alumínio.
Curd de limão siciliano
Quebre os ovos em uma panela funda pequena. Com um garfo ou batedor de arame (fouet), bata levemente os ovos para quebrar a gemas e misturar um pouco com a clara.
Adicione o açúcar e a manteiga.
Com um ralador fino, raspe a parte de fora dos limões evitando ao máximo o miolo (a parte branca). Acrescente à panela.
Retire o suco dos limões e acrescente à panela.
Mexa sem parar sobre fogo baixo até a mistura engrossar (aproximadamente 5 minutos) e ficar com consistência viscosa. Não deixe ferver senão vira ovo mexido! Se começar a esquentar muito, retire do fogo, mexa e retorne ao fogo).
Peneire em um recipiente, coloque um pedaço de filme plástico sobre o curd (isso evita a formação de uma crosta) e deixe esfriar por 20 minutos. Leve à geladeira por algumas horas para esfriar completamente e terminar de engrossar.
Calda de framboesa
Coloque o açúcar em uma panela pequena e acrescente 100ml de água. Leve ao fogo baixo, mexendo até o açúcar dissolver completamente. Aumente o fogo e deixe ferver por 2 minutos (você acaba de fazer um xarope de açúcar).
Em um processor de alimentos ou liquidificador, bata as framboesas com 4 colheres (sopa) do xarope de açúcar (pode guardar a sobra na geladeira e usar por adoçar sucos ou coquetéis). Passe numa peneira fina sobre uma panela pequena.
Leve ao fogo médio e ferva por 2 minutos.
Retire do fogo e acrescente a manteiga aos poucos misturando bem com um batedor de arame. Espere esfriar um pouco e termine de esfriar na geladeira.
Finalizando e servindo
Veja a foto acima para inspiração.
Em cada bolinho, use um saco de confeitar e um bico para fazer 5 esferas de curd de limão siciliano.
Disponha uma framboesa entre cada 2 esferas. Abra uma framboesa para formar uma cavidade e coloque sobre a esfera de curd no centro do bolinho.
Coloque uma colherada de calda de framboesa na cavidade da framboesa do centro e deixe escorrer pela lateral.
Decore com um pedaço de folha de manjericão. Sirva e seja feliz!