Hoje por aqui tem cajuzinho. Tão humilde. Toda sua sofisticação está na capacidade de encantar, de despertar emoções. Existem várias maneiras de fazer. Eu tenho várias também. Essa receita é do cajuzinho mais básico e caseirinho que existe, mais baratinho inclusivo porque não leva leite condensado e é feito com açúcar e leite integral. Talvez a maneira mais antiga de fazer. Alguns talvez digam que é a maneira tradicional. Nada gourmet, nada diferentão, mas um pedacinho bem doce de amor. “Tio Julio, mas eu não gosto de amendoim”. Testa com repolho.

 

Modo de fazer:

1

Leve meio quilo de amendoim sem sal para torrar no forno pré-aquecido a 180°C. Eu uso sem pele. Se você usar
com pele, vai precisar tirar a pele depois de torrado.

2

Quando ficarem na cor marrom dourada (sem queimar!), retire do forno e espere esfriar completamente

3

Triture (processador de alimentos, liquidificador etc) para fazer uma farinha

4

Transfira para uma tigela e junte 300g de açúcar refinado (pode colocar por volta 250g de quiser menos doce porque é um doce com bastante açúcar) e 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou achocolatado ou cacau em pó)

5

Acrescente 120g de leite integral (líquido) da seguinte maneira: acrescente a metade e vá apertando pra fazer a massa com a mão. Vá acrescentando o resto aos pouquinhos até ficar num ponto bom de fazer enrolar os docinhos. Não deixe ficar muito molhado senão a massa fica mole demais para enrolar, mas geralmente 120g de leite é o que uso. Menos que isso, a massa tem tendência a ficar quebradiça. Mais que isso, vira uma meleca

6

Faça os cajuzinhos, passe no açúcar cristal (ou deixe peladinho se quiser menos doce), coma todos e seja feliz!