Deixa eu dividir com você esse momento que tocou meu coração. No início de março, eu decidi fazer uma faxina na casa para não me sentir sufocado na quarentena. Precisava deixar o ambiente mais leve, mais puro. Comecei pelas caixas de livro no escritório que estavam cheias de poeira. Livros de todo tipo que eu ainda não tinha sentado para separar. Dentro de um desses livros, encontrei uma receita escrita, dobrada, tinha a data de 1976 (alguns anos antes de eu nascer) e as iniciais Fsa (que me parecem ser de Feira de Santana, cidade onde passei minha infância) em letras muito bonitas. Receita de “fatia de parida”. O interessante é que estava em ml, quando (acredito) as receitas eram na maioria em xícaras, punhados e até mesmo pires. Acho que sei quem escreveu a receita, mas não tenho certeza, então guardo essa “suspeita” no meu coração. Digitei a receita no bloco de notas do meu celular e não sei onde coloquei a receita original. Sabe quando você guarda tão bem guardado quem nem você consegue encontrar? Pois é. Hoje, eu decidi fazer. Quando dei a primeira mordida, eu senti algo especial, eu associei o sabor à minha infância. Eu me arrepiei, eu chorei. Existem centenas de receitas de fatia de parida na internet, uma mais gostosa que a outra. Com leite condensado, com vinho, com especiarias, com todo tipo de pão, com laranja, com limão e um monte de variações. Todo mundo tem “a melhor”. O que mais me chamou a atenção nessa foi sua simplicidade e o alerta “não temperar o leite de coco com muito açúcar”.
Será que era o jeitinho que fatia de parida era feita antes de existir a internet? Pão, leite de coco, água, açúcar, canela, ovo e manteiga. Não prometo compartilhar a melhor fatia de parida da sua vida, apesar de eu ter achado DELICIOSA e muitooo leve, mas prometo entregar algo que trouxe aconchego pra minha alma e quem sabe fará o mesmo por você.
Ingredientes do mesmo jeito que estava na receita: pão dormido, 200ml de leite de coco, 200ml de água, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 pitada generosa de sal, ovo quanto baste, manteiga para fritar, açúcar com canela. ♥️
Acesse o passo a passo pelo link: Fatia de Parida – Passo a Passo